Como identificar se uma criança é vítima de abuso sexual.Data de publicação: 20/06/2018

Como identificar se uma criança é vítima de abuso sexual.

O abuso é um dos problemas mais graves que temos na nossa sociedade. As crianças vítimas destas situações, por várias razões, não costumam informar sobre o que está acontecendo, por isso, é importante estar atento por qualquer sinal que possa indicar que uma criança está a sofrer de abuso sexual. Esta situação gera na criança uma série de comportamentos e reações que não são próprias da sua idade, consequências psicológicas que este problema acarreta, são ainda mais graves. Portanto, é necessário que se uma criança tiver sido vítima de qualquer tipo de abuso, seja tratada por um especialista o mais rápido possível. A seguir, vejamos como saber se uma criança foi abusada sexualmente:

A criança tem comportamentos regressivos que são típicos de crianças menores. Também é comum que o seu rendimento escolar baixe consideravelmente e que tenha comportamentos agressivos e de hiperatividade.

O dia a dia da criança começa a ser mais frequente as dificuldades para conciliar o sono, distúrbios alimentares (bulimia, anorexia), e ataques de choro repentinos sem motivo aparente. Evita ficar sozinho e pede a um adulto ou a alguém de confiança que fique com ele todo o tempo.

Lesões visíveis. Tem a ver com todas as marcas visíveis, que nem sempre são evidentes. A criança pode ter dificuldade em caminhar ou sentar-se, pode apresentar hematomas, mordidas e inclusivamente infecções nas zonas genitais. Em alguns casos, aparecem rasgões nas roupas, sangue na roupa interior, etc.

Mudança no emocional. Há uma mudança drástica no seu humor, geralmente caracteriza-se por um retraimento, mas de vez em quando aparecem comportamentos agressivos e hiperativos. Apresenta características depressivas, há um notável aumento de ansiedade e manifesta traços de baixa autoestima.

Têm dificuldade para se relacionarem com crianças da sua idade. Muitas vezes, negam-se a visitar familiares ou amigos da família. Tendem a afastar-se dos seus amigos e familiares.

E por fim deixo um conselho:

Querido líder, se suspeita que uma criança dentro do seu clube está sendo abusada, fale com ela e consulte urgentemente um especialista ou disque 100.

Disse Jesus, "Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes".

Nalva Martins

Nalva Martins

Líder de Aventureiros

Natal/RN

Missão Nordeste UNeB