COMPREENDA O SEU AVENTUREIROData de publicação: 30/07/2018

COMPREENDA O SEU AVENTUREIRO

Muitos de nós já fizemos comparações entre as crianças de hoje com seus avós, seus pais na sua idade. Mas podemos estar certos de que as crianças de hoje não são mais da mesma maneira como foram seus antepassados e não são como as crianças de 10 anos atrás.

Porém não são as crianças que mudaram, mas sim o mundo que vem mudando rapidamente e o resultado são crianças muito diferentes.

Hoje nossas crianças vivem mais nas cidades, sem experiências pessoais com a natureza, muitas vezes não sabem que frutas são colhidas nas árvores. A contaminação da água, solo e ar ameaçam sua saúde.

Nossas crianças são bombardeadas por coisas cada vez maiores para sua idade. Os anúncios de produtos novos a cada instante são um grande incentivo ao consumismo descontrolado.

Os pais na maior parte do tempo são ausentes, ocupados de mais com suas tarefas diárias, terceirizam a educação e os cuidados dos filhos, influenciando muito pouco na educação dos filhos.

É neste sentido que o clube de aventureiros vem para ajudar as crianças e suas famílias, precisamos criar momentos e dar apoio para que pais e filhos se envolvam, interajam, e possam se compreender.

Cada faixa etária das crianças dentro do clube de aventureiros passa por grandes mudanças, novas descobertas, para tanto é precioso que entendamos um pouco de cada uma delas para que o trabalho seja mais produtivo e acertado.

Na faixa etária de 6 a 9 anos as crianças possuem muita energia, gostam de criar, tem uma imaginação muito ativa, capacidade de decorar, gostam de histórias, buscam por novas experiências, são muito afetivos, tem necessidade da aprovação dos pais.

6 ANOS

  • São muito ativos, difícil ficarem quietos por muito tempo, esperam aprovação dos adultos, começam a controlar suas emoções, interação com outras crianças. Família é uma unidade básica para sua vida, curiosidade sobre a diferença dos sexos, como nasceram, interesse pelo processo de reprodução. Deus é importante, querem orações respondidas imediatamente e de forma literal.

7 ANOS

  • Gostam de muita atividade, período de atenção é curto, coordenação motora aumenta, é ativa, sensível a aprovação e reprovação, gosta de competição, não quer perder. Nota as diferenças entre sexos, manipulação frequente dos órgãos genitais, querem tocar umas às outras. Pensa sobre Deus, heróis bíblicos parecem vivos, gostam das histórias da bíblia.

8 ANOS

  • Atenção aumenta, crescem bastante, tendência para serem mandões, meninos querem ser corajosos. Perguntas sobre sexo diminuem, mudança das glândulas sexuais, meninos tem interesse por piadas e palavras vulgares. Le a bíblia sozinho, aceita o perdão, duvida do que aceitava pela fé.

9 ANOS

  • Crescimento das meninas mais acelerado, coordenação excelente para ambos, atividades em grupos em geral de um só sexo. Discutem sobre sexo com amigos, deve começar a preparação para adolescência. Gosta de heróis da bíblia e precisa ser motivada a desenvolver caráter cristão, gostam de prestar serviço aos outros.

A partir destas informações peculiares a cada idade é possível que o conselheiro prepare atividades para que as famílias possam desenvolver não somente no momento da reunião do clube, mas que possam ser levadas para casa como uma maneira de ajudar as famílias a terem um momento de interação, afetividade, aproximação uns dos outros, confiança da criança com o adulto.

Autora: Aline Cristiane Sausen Toigo

Cargo: Líder de Aventureiros

Campo: ASM

Aline  Toigo

Aline Toigo

Líder de Aventureiros

Campo Grande/MS

ASM