Dia da árvoreData de publicação: 30/09/2020

Dia da árvore

Dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore. Esse dia ficou conhecido como tal em razão da primavera: a estação das flores, época em que as ruas ficam mais alegres devido às lindas cores das flores. É comum nesta época a gente ver as árvores coloridas, como os ipês e suas variadas cores. O principal propósito deste dia é incentivar o plantio de novas árvores.

O Clube de Aventureiros pode ser um grande aliado nesse propósito. Temos a oportunidade de refletir a respeito do desmatamento e da importância da conservação dos recursos naturais. 

Querido líder, agregue ao planejamento do seu clube, distrito ou região essa data tão importante e faça uma ação com as crianças. Pode ser feita em um terreno, quintal grande, sítio ou praças (com autorização da prefeitura), etc.

A palavra de Deus nos compara a uma árvore: “...toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim, dá frutos ruins[…]’ Mateus 7:17 ao 20.

Uma árvore boa não nasce em qualquer lugar, não frutifica de qualquer jeito. Para render bons frutos, uma árvore precisa ser regada e estar bem firmada na boa terra.

Vou deixar aqui algumas dicas, um passo a passo para os aventureiros plantarem as mudas com segurança.

  • Escolha uma espécie adequada ao local em que o clube fará o plantio;
  • Não plante mudas de árvores que chegam a mais de seis metros de altura ou próximas da fiação elétrica;
  • Escolha uma muda de, no mínimo 50cm de altura, pois as menores não conseguirão sobreviver;
  • Faça um buraco maior do que a embalagem onde a muda está plantada e enriqueça a terra com composto orgânico;
  • Tire a muda da embalagem e coloque dentro do buraco, tomando o cuidado de manter a base do caule alinhado com o chão do entorno. A muda não pode ser enterrada fundo demais e nem ficar com a base do caule para fora da terra;
  • Coloque a terra adubada para dentro do buraco, no entorno do torrão de raízes da muda, preenchendo todos os espaços vazios até que fique tudo firme;
  •  Regue-a com generosidade até encharcar a terra;
  • Lembre-se de regar por, pelo menos, duas vezes na semana.

 

Querido líder, depois dessas orientações valiosas, chegou a hora de fazer a sua parte. Está se aproximando o Dia da Árvore. Planeje-se e leve os seus aventureiros para viverem essa linda aventura. Me conte como foi sua experiência ?

Nalva Martins

Nalva Martins

Líder de Aventureiros

Natal/RN

MNe/UNeB