Dicas de como lidar com crianças desatentasData de publicação: 22/04/2019

Dicas de como lidar com crianças desatentas

Sabemos que é cada vez mais comum ter nos clubes crianças com dificuldades em prestar atenção ao que se fala, ou seja, crianças com déficit de atenção. Com o início das reuniões e atividades dos clubes, a coluna dos Aventureiros apresenta algumas dicas para os conselheiros e instrutores de como lidar com essas crianças.

Querido líder, evite deixar as crianças mais desatentas no fundo ou no canto da sala. O ideal é que elas fiquem nas primeiras fileiras ou no centro da sala. Faça com que a rotina das reuniões seja clara e previsível. Crianças com déficit de atenção têm dificuldade de se ajustarem às mudanças de rotinas. Manter a ordem dos acontecimentos na hora dos ideais, músicas e da história com fundo moral, por exemplo, vai ajudá-las a se ajustarem e se adaptarem a cada momento.

Se você usar frases curtas, pedindo para que repita, vai perceber que ela entenderá com mais clareza. Tenha o hábito de pedir para que a criança busque algum material, recolha objetos, apague o quadro, assim ela poderá se levantar, sair da sala quando estiver mais agitada e recuperar o autocontrole.

Não se esqueça de elogiar ou incentivar o que aquele aventureiro tem de bom e valioso, isso irá ajudar a elevar sua autoestima.

Proporcione um ambiente acolhedor no clube, demonstrando de maneira equilibrada amizade entre as outras crianças. Nunca provoque constrangimentos ao seu aventureiro!

Preste atenção se a criança se isola durante as atividades recreativas e barulhentas. Isso pode ser um sinal de alguma dificuldade de coordenação ou audição, o que exigirá uma intervenção adicional. Reconheça os limites da sua tolerância e, se possível, modifique o programa para que ela se sinta confortável.

Espero que esse conteúdo tenha colaborado de alguma forma para melhorar o relacionamento com as crianças mais “desatentas” do seu clube.

 

Nalva Martins

Nalva Martins

Líder de Aventureiros

Natal/RN

Missão Nordeste UNeB