Encoraje seu líder!Data de publicação: 04/08/2020

Encoraje seu líder!

[...] Há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo. Filipenses 3:18

O inimigo de Deus adora desanimar líderes: “Você não está trabalhando direito no clube”, ele diz. “Você não é digno de liderar esse clube”, ”você não está colaborando com a equipe”, “você tem problemas demais para se importar com outros”, “a liderança de um clube é para pessoas capacitadas e você não é uma delas” e assim por diante…

O inimigo de Deus continua lançando sombras de desânimo sobre a equipe de liderança do clube e poderá dizer: “ninguém te respeita no clube” e "você não tem conhecimento  suficiente”. Quem fala essas palavras sabe que pode desanimar o líder e até mesmo  o grupo todo.

Um líder me falou, certa vez:  “A maioria dos líderes iniciantes começa com um alto nível de motivação. Após um período, o nível cai e, se a situação não for conferida, o líder logo desanima. Ele se desilude e se instala o desespero ou a depressão e, finalmente, vem a resignação".

Muitos líderes não compartilharão abertamente quando estão desanimados. O diretor deve sondar. O tom de voz reflete desespero? O líder está a ponto de desistir? O diretor deve conversar com membros do clube.

O melhor que o diretor pode fazer para um líder desanimado é ouvi-lo e encorajá-lo. Na  bíblia lemos, em I Tessalonicenses 5.12: "E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam".

O reconhecimento significa apreciar o trabalho diligente de seus líderes, dando a eles crédito quando devido. O propósito do reconhecimento é honrar e afirmar o ministério dos líderes. É como fazer um “pagamento” por um serviço bem prestado.

Como diretor, aqui há algumas sugestões do que você pode fazer:

  • Aumente seu apoio em oração pelo líder desanimado;
  • Visite o líder;
  • Pense em maneiras de reconhecer seu trabalho (por exemplo, por realizações no passado);
  • Destaque realizações (elogie-o diante do grupo; observe as pessoas fazendo algo certo e diga isso a elas).

O diretor de um clube de Aventureiros deve ser o líder da torcida pelos seus liderados. Líderes de clube que recebem apoio e encorajamento servirão mais e para além de sua obrigação. Aqueles que querem ser apreciados e percebidos acabarão perdendo as forças.

Sempre há algo a encorajar. Os líderes do seu clube estão progredindo? Celebre cada progresso mesmo que pareça pequeno. Vencer é importante, porém vencer resulta de fazermos nosso melhor. O sucesso deve ser recompensado.

O que você está fazendo para encorajar seus líderes?

 

PS: você pode trocar a palavra diretor no texto  por regional, coordenador, pastor, etc.

Nalva Martins

Nalva Martins

Líder de Aventureiros

Natal/RN

MNe/UNeB