HigieneData de publicação: 02/04/2020

Higiene

Em tempos de novo coronavírus, o que mais temos escutado é: HIGIENIZE-SE!

Nunca foi tão importante mantermos nossa higiene em dia, principalmente a das crianças. E você, sabe por que é importante cuidar da higiene das nossas crianças? Porque é por meio de hábitos de higiene que conseguimos prevenir doenças como tuberculose, cólera, pneumonia, gripes entre outras.

A UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância)  reconhece que mais de 50% das doenças e mortes de crianças pequenas são provocadas por germes provenientes de matéria fecal, que são transmitidos ao comer alimentos com as mãos sujas. O simples hábito de ensinar as crianças a lavar as mãos ao chegar em casa, antes de comer e depois de ir ao banheiro é fundamental para cuidar da saúde delas.

E como higiene não é apenas lavar as mãos, vai muito além disso, vamos recapitular alguns passos básicos de como manter uma higiene adequada para as  crianças? Veja a seguir cinco dicas:

1 - Lavar as mãos frequentemente

Como falamos acima, criar o hábito de lavar as mãos é uma medida simples, mas que pode evitar uma série de doenças, como gripes, infecções intestinais e até verminoses. A criança deve aprender desde cedo a sempre lavar as mãos antes de se alimentar, após as refeições, para tirar os resquícios de comida que ficaram nas mãos, e também depois de ir ao banheiro.

2- Tomar banho diariamente

Isso aparentemente é algo normal e corriqueiro, mas para muitas crianças não é! O banho é essencial para eliminar toxinas da pele e restos de sujeira acumulados durante o dia. O banho é um bom momento para mostrar para a criança como lavar cada parte do corpo, da cabeça aos pés, sem se esquecer das orelhas, das axilas e das partes íntimas. Se secar de maneira correta é extremamente importante também.

3- Escovar os dentes

Para muitos pais, essa é uma hora bem estressante, pois varias crianças têm preguiça de escovar os dentes e muitos pais não têm paciência para ensinar. Porém, é muito importante que as crianças criem o hábito de escovar os dentes pelo menos três vezes por dia e que usem também o fio dental. Crianças sem esse hábito têm grandes chances de desenvolver cáries, que trazem dor de cabeça elas e para os pais.

4 - Cortar e limpar as unhas

O espaço que há entre as unhas e os dedos pode ser um verdadeiro reservatório de sujeira. As crianças brincam com terra, lama, pegam alimentos com as mãos e os resíduos de tudo isso ficam acumulados debaixo das unhas. Por isso, é importante mantê-las sempre curtas e bem limpas. 

5 – Limpar os ouvidos

Os ouvidos são uma região delicada para se limpar, por isso, tome cuidado. A parte externa da orelha deve ser limpa com uma toalha, gaze úmida ou haste flexível (cotonete), lembrando que o cotonete nunca deve ser inserido dentro do ouvido, pois pode causar lesão no canal auditivo da criança.

Todos esses são hábitos simples, mas que fazem a diferença!

Anna Flávia

Anna Flávia

Líder de Aventureiros

Joinville/SC

Diretora do Clube Atiradores Mirins ANC/USB