O CONSELHEIRO E O INSTRUTOR NO CLUBE DE AVENTUREIROSData de publicação: 05/09/2019

O CONSELHEIRO E O INSTRUTOR NO CLUBE DE AVENTUREIROS

Os cargos e funções do clube precisam funcionar de tal forma que facilite o desenvolvimento das atividades. O diretor é aquele que atua como representante oficial e legal do clube. O associado direciona as atividades internas e substitui o diretor quando necessário. A (o) secretária (o), o capelão e o tesoureiro dirigem as pastas específicas no dia a dia do clube. Porém, há dois cargos que causam grande confusão no Clube de Aventureiro: Conselheiro e Instrutor.

Vale ressaltar que os cargos são individuais com funções específicas, mas cada clube possui a sua realidade. Clubes com poucos adultos na diretoria precisam ter acúmulo de cargos. Nos clubes maiores, os cargos são mais distribuídos, porém as atividades de cada cargo são mais intensas devido a quantidade de crianças e famílias dentro do clube.

O conselheiro é o responsável central de cada unidade. Uma unidade é um grupo distinto (composto por seis a oito crianças) dentro do clube. A unidade trabalha o senso de pertencimento da criança e a faz saber que é querida e importante para o grupo, assim como para o clube.

O trabalho do conselheiro é dirigir a unidade: visitar as crianças afastadas, fazer a chamada, dirigir o cantinho da unidade, realizar projetos com a equipe, acompanhar a unidade nas saídas, acampamentos, programas, atividades específicas da unidade, montar a planilha de revezamento de capitães, criar o grito de guerra e orar por suas crianças.

Já o instrutor de classe é aquele que dirige uma das quatro classes do clube (ou duas classes se assim for necessário). Ele vai trabalhar o cartão (ou caderno) da forma mais dinâmica e vai trabalhar para que todas as crianças consigam obter a insígnia da classe no período correto.

Em muitos clubes é comum a mesma pessoa acumular o cargo de conselheiro e instrutor, mas devemos ter a consciência de que são cargos distintos. É possível, sim, uma pessoa ser conselheiro de uma unidade com as crianças mais novas do clube e também o instrutor da classe de abelhinhas, por exemplo. Mas não misture os momentos de Cantinho da Unidade (momento de confraternização máxima da unidade) com o momento de trabalho das classes.

Não existe “chefe dos conselheiros” ou “chefe dos instrutores”, quem auxilia esses cargos assim como os demais, é o diretor associado com apoio do diretor do clube.

Deus abençoe ricamente o seu clube!
Maranata!!!

Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

Líder de Desbravadores

Rio de Janeiro/RJ

Regional de Deesbravadores - Associação Rio Sul - USeB