O papel do bom secretárioData de publicação: 24/06/2021

O papel do bom secretário

O que o Clube de Aventureiros, o McDonald’s e a WWF têm em comum? Os três são organizações mundiais, mas o Clube de Aventureiros é a maior das três em quantidade de países presentes. Mas como em qualquer grande organização, é importante ter um sistema muito organizado e bem preparado, incluindo toda a sua documentação. Por isso, dentro do Clube de Aventureiros, o papel do secretário é fundamental. Um clube não pode existir sem um secretário pelo mesmo motivo pelo qual uma grande empresa não pode existir sem alguém que tenha como foco manter as partes documental, estrutural e de agenda devidamente organizadas.

O secretário(a) será responsável por todos os registros e relatórios do clube. Em alguns clubes, é comum que o secretário eleito seja também um conselheiro ou um diretor associado e não há problema nisso, desde que o clube não deixe de eleger alguém para esse papel.

Sim, sabemos que algumas das obrigações dos secretários são a agenda do clube, auxílio ao diretor, preparação de atas, organização de todos os documentos das crianças, do mural interno do clube e do registro da história do clube, ter todas as fichas necessárias para cadastro das crianças etc. Mas gostaríamos de reforçar que um bom secretário é uma ponte para o bom funcionamento de outros cargos. Um secretário organizado ajuda um clube a se preparar para os gastos de um evento futuro, mas um secretário excepcional poderá ter os relatórios das unidades, saber quem são os faltosos, entender porque há atrasados no clube, realizar uma lista de presença, pensar na agenda da Rede Familiar e auxiliar os conselheiros a conhecerem melhor os seus aventureiros. Então, querido secretário, o seu trabalho como motivador e envolvedor faz a diferença, além de trazer inspiração às crianças e fortalecer o emocional do seu diretor de clube. 

Acima de tudo, ser um secretário deve ser uma forma de evangelizar, já que um secretário que busca ser além de um organizador, mas um líder, gera possibilidades de integração, organização, preparo, batismos e manutenção das crianças no clube.

Parabéns secretário e seja bem vindo!

Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

Líder de Aventureiros e Desbravadores

Rio de Janeiro/RJ

Regional ARS/USeB