Como fazer uma jangada emergencial com poucos materiais?Data de publicação: 22/01/2018

Como fazer uma jangada emergencial com poucos materiais?

Você pode se perguntar por qual motivo você precisaria fazer uma jangada. Bem, no Clube de Desbravadores fazemos diversas atividades e acampamos bastante, às vezes precisamos atravessar rios profundos ou não tão profundos, necessariamente. É importante nessas atividades sempre deixar seu clube com o seguro ativo e acampar em locais de fácil acesso para um socorro rápido no caso de alguma emergência, precauções nunca são demais... Imagine comigo as diversas situações em que o seu clube possa enfrentar ou até mesmo você, sozinho, o qual precise atravessar um rio. Podemos citar como exemplo, uma situação de emergência a qual precise socorrer alguém do grupo que esteja passando mal ou tenha sofrido um acidente e seu corpo precise ficar imóvel, ou em uma situação mais simples, onde você precise transportar algum material de acampamento para outro local tendo como obstáculo um rio. Acredite, logo vem o desespero! Nessas horas é importante manter a calma e mais ainda saber fazer uma jangada. Pois bem, você precisa de pouco material para construir sua jangada de emergência. Vai precisar basicamente de 04 coisas: um facão, um rolo de sisal, madeira seca, de preferência bambu e disposição para fazer.

1º PASSO: Com seu facão selecione e corte os bambus que você vai utilizar. É importante que eles não sejam pequenos ou finos demais, quanto mais grossos, maiores e secos, mais a jangada vai flutuar. Quanto mais bambus enfileirados, mais capacidade de peso ele suportará. Em média o mínimo de bambus a serem enfileirados são oito. Cada bambu com 2,50m de altura suporta em média 70 quilos. Com isso você pode fazer um pequeno cálculo de quanto vai precisar pra sua necessidade.      

2º PASSO: Selecione dois ou três pedaços de bambus para colocar atravessados na jangada, use a amarra contínua para fazer com que a jangada fique firme.      

3º PASSO: A montagem deve ser feita enfileirando os bambus um ao lado do outro, o importante nessa etapa é colocar os mais grossos nas pontas e um ou dois no meio, fazendo assim que a jangada fique bem balanceada.        

4º PASSO: Você precisa saber fazer a amarra contínua e iniciar sempre com o nó volta do fiel, seguido de um nó simples para dar mais precisão no início da amarra deixando a jangada fixa. E apertando sempre bem a amarra para sua jangada não ficar torta ou mole. Finalize com o nó direito.      

Observação: Após concluída, a jangada fica semelhante ao modelo apresentado nas fotos abaixo. Você também pode em algum momento fazer uma atividade com seus desbravadores aproveitando a especialidade de Pioneirias, é uma forma bem divertida de treiná-la com seu clube.

Neste vídeo mostro o passo a passo para construir a jangada, se liga:    

Swámeze Silva

Swámeze Silva

Líder de Desbravadores

Ribeirão/PE

Diretor de Clube de Líderes - APe/UNeB