Como organizar sua mochila para acamparData de publicação: 22/05/2020

Como organizar sua mochila para acampar

E aí, desbravador que gosta de aventura! Tenho certeza de que você gosta de acampar, afinal, é uma experiência fantástica poder ver a natureza de perto, respirar aquele ar puro (que não temos na cidade), poder ver os animais, as árvores; poder interagir com as maravilhas que Deus criou, etc. Tudo isso não tem preço.
Mas você vai concordar comigo que se preparar para um acampamento não é uma tarefa tão agradável assim: quando você chega lá e vai pegar alguma coisa da mochila, acaba tendo que tirar tudo pra poder achar o que quer. Então, acaba ficando tudo uma bagunça ao ponto de você ir com a bolsa arrumada e ter que voltar com um monte de coisas penduradas em vários sacos, porque o que você levou não coube na mochila na hora de voltar. Incrível, né? Já passou por isso? Pois é, eu também. Algumas vezes. 
Mas está na hora disso acabar. Por essa razão, estou aqui para deixar algumas dicas sobre como arrumar sua mochila de um jeito prático. Vamos lá?

1.    Escolha uma boa mochila

A escolha da mochila é fundamental para que você não tenha dor de cabeça na hora de arrumar as coisas. Se você quer saber as características de uma boa mochila, meu amigo Jacs Silva elaborou um pequeno artigo que está disponível aqui e assim você vai saber escolher a mochila ideal para acampar. 

2.    Bolso Principal

Após a escolha da barraca certa, vamos discutir aqui por onde começar e o que devemos colocar no bolso principal, é aquele em que geralmente a gente joga tudo. 
É importante colocar coisas que você vai tirar apenas quando chegar no local, para utilizar no acampamento. O peso na mochila deve estar bem distribuído. Se porventura, você tiver que tirar alguma coisa constantemente  da mochila, não coloque nesse bolso, pois em uma emergência você pode precisar tirar e vai bagunçar tudo. Coloque a comida mais pesada e coisas que precisam ficar protegidas da chuva em local seco. De modo semelhante, ponha as roupas, mas na parte de cima ou em um canto estratégico, porque se você tiver a oportunidade de tomar um banho depois das atividades, elas estarão limpas e secas. 
 
3.    Bolso Frontal

No bolso frontal é aconselhável você colocar toalha de banho, pasta de dentes e ítens de limpeza pessoal. Assim, fica separado da alimentação e com fácil acesso. Se tiver algum item frágil (que possa quebrar ou derramar), evite colocar nesse bolso, pois sendo ele externo, pode sofrer maior impacto (caso a mochila caia no chão, por exemplo) e quebrar ou derramar o que você quer preservar. 


4.    Bolsos Laterais

Nos bolsos laterais, você pode colocar coisas que mais utiliza como: água, dinheiro, documento, lanterna, insulina, bússola, canivete e coisas desse tipo. 

5.    Bolso do Topo
    
Em uma mochila cargueira geralmente tem um bolso no fundo e um no topo. Nesse bolso, você pode colocar lanches e frutas que precise pegar durante a caminhada. Se você colocar dentro do bolo principal, vai ter que desorganizar tudo para pegar o lanche, por isso o lanche ou a fruta devem ficar nesse bolso.

6.    Bolsos do Fundo
    
Nele pode ser colocado a barraca, o saco de dormir e roupas que podem amassar. Um detalhe bem importante: se você for colocar a barraca no topo da mochila, pode amassar a fruta ou o lanche que você está trazendo. Se em seu bolso do fundo não cabem o saco de dormir e a barraca e precise amarrar por fora, é melhor amarrar na parte de baixo. 


Então é isso aí. Se você ainda tem dúvidas sobre onde colocar isso tudo na mochila, vou deixar uma ilustração para você conhecer cada um dos compartimentos da mochila cargueiro, certo?!

Swámeze Silva

Swámeze Silva

Líder de Desbravadores

Ribeirão/PE

Diretor de Clube de Líderes - APe/UNeB