Está perdido na floresta? PASOCOLA!Data de publicação: 17/07/2018

Está perdido na floresta? PASOCOLA!

Olá desbravador que gosta de aventura! Você já se sentiu perdido alguma vez? É uma sensação muito ruim, o desespero bate, você fica sem saber o que fazer, perde o senso de direção e parece que a cada passo fica pior. No ME AVENTURA de hoje, vamos falar sobre o que fazer quando se estiver perdido e salientar um pouco o PASOCOLA, os tão famosos passos que os desbravadores tanto conhecem nessa situação. PASOCOLA é nada mais, nada menos, do que: Parar Acalmar Sentar Orar Comer Orientar Lembrar Andar
  • Parar:Quando se está perdido você tende a querer encontrar o caminho de volta o mais rápido possível, o cérebro liga o alerta e seu corpo sai desesperado tentando achar o caminho. O problema é que dessa forma você pode se confundir muito rapidamente e ficar mais perdido ainda, quando isso for acontecer, PARE! Imediatamente.
  • Acalmar-se: O desespero pode confundir nossa mente e tomamos decisões precipitadas, se acalmar é a melhor forma de sair dessa situação da melhor maneira possível.
  • Sentar: Relaxe o coração e sente um pouco, passe um tempinho sentado para tirar a pressão de que você está perdido.
  • Ore: Peça a Deus que ilumine você, e que te ajude a encontrar o caminho, acredite, não há ninguém melhor do que Ele para te mostrar o caminho de volta para casa.
  • Comer: Se alimente com o que você tiver, se não tiver nada dê uma olhada nos outros vídeos do ME AVENTURA, que ensina como encontrar plantas comestíveis na mata, tome água.
  • Orientar-se: Tente descobrir mais ou menos onde é sua localização se você está mais ao norte ou a qualquer direção de onde você saiu, nessas horas é bom ter uma bússola, ou saber como se orientar sem ela. Para isso acompanhe os próximos vídeos do ME AVENTURA.
  • Lembrar: Lembre por onde você veio, árvores que já viu, detalhes na natureza. Qualquer coisinha pode te ajudar a voltar para casa.
  • Andar: Não fique parado depois de seguir todos esses passos, procure uma árvore alta para subir e tentar se localizar, se não puder subir caminhe e tente encontrar o caminho, mas marque o perímetro, marque árvores e arbustos que te façam retornar para o local em que você notou que estava perdido. No pior caso, equipes de busca irão te procurar e você vai estar por “perto” se estiver em grupo, distribua as tarefas, ensine a todos os passos que eles devem seguir e oriente o grupo, sabe de tudo isso com certeza irá te ajudar bastante nessas situações.
Sempre mantenha a calma e confie em Deus, Ele sabe de tudo e vai te ajudar a sair dessa, as vezes nos desviamos do caminho que deveríamos seguir, mas Deus sempre está disposto a nos ajudar e nos trazer de volta para casa.   https://www.youtube.com/watch?v=-XkAFA5ig_E    
Swámeze Silva

Swámeze Silva

Líder de Desbravadores

Ribeirão/PE

Diretor de Clube de Líderes - APe/UNeB