Os portais no Clube de Desbravadores!Data de publicação: 13/07/2021

Os portais no Clube de Desbravadores!

Seu Clube gosta de construir portais? Os portais são grandes arcos ou construções feitas de bambu com uso de amarras em eventos como Camporis, acampamentos ou até mesmo alguma cerimônia realizada pelo clube. Esses grandes arcos servem como identificação para o seu clube, onde podemos colocar bandeiras, bandeirins, banners ou algo que mostre o visual do seu clube!

Um portal precisa ser esteticamente bonito e até mesmo funcional, afinal existem competições para definir o melhor portal!

Quais as funções do portal no clube? Vou citar algumas para vocês:

  • Ajudam na prática de nós e amarras
  • Identificar o Clube
  • Trabalhar a cooperatividade e a união de grupo
  • Chamar atenção com sua beleza e às vezes até com o seu tamanho!

Nós e Amarras:

Desde o Portal mais simples ao mais avançado existem duas amarras que não podem faltar! E as principais delas são:

As amarras são o ponto chave para um portal firme e seguro e até mesmo são usadas como garantia que todo aquele trabalho foi feito da melhor maneira possível! Então vamos começar a treinar nós!

E aqui vai uma pergunta que sempre mata alguns desbravadores iniciantes: Qual nó é usado para finalizar amarras? Se você ainda não sabe a resposta de cabeça, guarde essa frase:

“Se for para terminar, que termine Direito.”

Materiais necessários:

Sustentação: Um dos materiais mais usados para a construção de um portal em acampamentos, cerimônias são os bambus e é claro, precisamos tomar alguns cuidados com eles desde a hora que o recolhemos:

  •  Escolha bambus maduros;
  •  Analise bem se o bambu estiver com alguma parte apodrecida ou danificada;
  •  Utilize serrotes para seu corte, evitando assim qualquer ponta afiada.

 

 

 

 

 

Amarras: agora para firmar a sustentação, o recomendado são cordas finas de materiais confiáveis e o sisal, uma corda biodegradável vendida em rolos, muito simples, durável e com muita resistência à esfolamento.  

 

 

 

 

 

Que tal praticar?

A construção de um portal pode ser muito difícil e é claro, gastar muito material, muito esforço...mas é aí que você se engana meu caro leitor, que tal praticar direto da sua casa, você só vai precisar de barbante e palitos de churrasco! Pode parecer difícil, mas os resultados são muito divertidos, e é claro vão estimular a sua criatividade e até mesmo cumprir requisitos do caderno de Excursionista!

Olha só um exemplo de um portal bem simples feito de palitos de churrasco:

Muitos clubes se destacam pelos seus portais estrondosos e belos, um desses clubes é o Clube Dinamis, que se encontra em Santa Catarina no distrito de Xanxerê, deem só uma olhada em como é gigante e bem estruturado esse portal feito no Campori AC – Itaporanga, em 2005.

Que tal empolgar seu clube ou seu instrutor para praticarem um novo modelo de portal, então mãos à obra, já preparem o sisal, cordas e tudo que é necessário para se praticar nós e amarras!

Matheus Fonseca

Matheus Fonseca

Cursando as Classes Agrupadas

Conselheiro Lafaiete/MG

Conselheiro e Instrutor