Quatro Características de Um Bom Local Para AcamparData de publicação: 05/09/2019

Quatro Características de Um Bom Local Para Acampar

Quatro características de um bom local para acampar

 

E aí, desbravador que gosta de aventura! Procurar um bom lugar para acampar tem sido cada vez mais complicado que acaba ficando mais fácil optar por um lugar já conhecido, mas o que fazer quando a gente se cansa da mesmice? No ME AVENTURA de hoje, nós vamos discutir sobre quatro pontos básicos e essenciais para a escolha de um bom local para acampar com seu clube.

 

  1. O terreno

A primeira característica de um bom local para se acampar é o terreno e isso é até intuitivo, não é verdade? Se você vai acampar, vai colocar sua barraca na terra, mas fique sabendo que se você não escolher um “bom chão”, poderá ter alguns problemas no seu acampamento, por isso vamos discorrer mais sobre isso.

  1. O terreno deve ser o mais plano possível. Terrenos inclinados vão proporcionar uma noite de sono horrível (digo por experiência própria), então opte por um terreno plano.
  2. Outro detalhe importante é tomar cuidado para que o terreno não seja declinado também. Imagine que você está acampando com seu clube de desbravadores e do nada dá aquela chuvarada e alaga tudo, inclusive suas barracas? Pois é, caro desbravador, essa situação não é nada boa, e além de alagamento, o terreno pode ficar cheio de poças d’água e lama, o que também é ruim. É interessante analisar isso também na escolha do terreno.
  3.  Já dormiu em uma barraca e sentiu aquela pedrinha incomodando nas costas? É muito comum, por isso é bacana não acampar em terrenos pedregosos. Ademais, atente para os gravetos e espinhos, todo cuidado é pouco na hora de proteger o piso da barraca e garantir uma boa noite de sono. Em um acampamento, uma boa noite de sono conta muito para que os desbravadores possam cumprir as atividades de maneira satisfatória durante o dia.

Certifique-se de que tenha acesso fácil para que, em caso de emergência, o resgate seja feito de forma rápida e eficaz.

 

  1. Água

Cuidado com os rios. De preferência, mantenha a distância de 50 ou 60 metros, principalmente no inverno, para que seu acampamento não seja surpreendido por uma cheia.

O local de acampamento adequado deve ter água para você e seus desbravadores. Todos sabemos que a água evita a desidratação e mantém a higiene, o que é essencial. Procure um lugar que possa proporcionar para seus desbravadores muita água e de boa qualidade. 

  1. Falando em qualidade, sempre procure saber a procedência da água. Lembre-se de que o clube é composto por crianças e adultos e que você não quer ver ninguém passando mal. Verifique se a fonte é limpa, se as pessoas bebem frequentemente, se alguém já passou mal, enfim, INVESTIGUE!
  2. Se sua fonte de água for duvidosa e não tiver jeito de encontrar outra, utilize meios para filtrá-la e torná-la potável.
  3. Cuidado com os rios. De preferência, mantenha a distância de 50 ou 60 metros, principalmente no inverno, para que seu acampamento não seja surpreendido por uma cheia.

 

  1.   Sol

Por que o sol? Acampar em dia de sol é bem melhor do que em dia de chuva, não é? Vamos falar sobre alguns cuidados necessários.

  1.  Cuidado com a insolação. É comum os desbravadores passarem mal por falta d’água e por levar sol no “quengo” (na cabeça), por isso é importante que o local seja arborizado e que tenha sombra, mas que tenha sol também.
  2. Falando em sombra, cuidado com ela ao montar sua barraca. Verifique se alguma árvore pode prejudicar as barracas devido à queda de galhos ou frutos, dependendo da época.
  3. É imprescindível não acampar embaixo de árvores em períodos de chuva, pois elas podem atrair raios e os galhos ficarem pesados, podendo cair em cima de lonas e barracas causando acidentes.
  4. No verão, acampe de baixo de árvores pequenas que proporcionem sombra. Não escolha árvores altas, uma vez que os galhos podem ser perigosos. Procure um local que não receba muito a luz sol, isto também vale para a sombra.

 

  1. Fogo

Procure um local onde se possa fazer fogo, é ele que vai aquecer o local e manter distantes os animais perigosos.

  1. Verifique se o local é limpo. O fogo é traiçoeiro: ele pode se espalhar facilmente e causar um desastre.
  2. Verifique se o fogo não está embaixo de uma árvore ou galho que pode pegar fogo.  

Segurança nunca é demais, por isso, além de tudo o que falamos aqui, vou deixar um extra:

 

  1. Extra

Verifique se o local é seguro no sentido de não ter pessoas de má índole que possam prejudicar seu acampamento. Procure sempre acampar com pessoas experientes, se possível na propriedade de alguém conhecido com uma casa próxima ao local que possa dar apoio em caso de necessidade. E, se possível, pesquise se no local de acampamento há sinal de celular para que, no caso de uma emergência, você possa chamar por socorro.

Se você chegou até aqui, obrigado, esse foi mais um ME AVENTURA! 

 

 

 

 

 

 

 

 

Swámeze Silva

Swámeze Silva

Líder de Desbravadores

Ribeirão/PE

Diretor de Clube de Líderes - APe/UNeB