SinaisData de publicação: 22/04/2019

Sinais

E aí galerinha do ME Aventura, vocês estão preparados para mais uma aventura inesquecível? Existem diversas formas de se orientar na mata: bússola, usando as constelações, mapa topográfico e muitos outros. Mas hoje vamos falar de uma forma bastante conhecida e ouvida nos clubes pelo Brasil: Sinais de pistas! Ale, que treco é esse? Sinais de pistas são símbolos criados com materiais naturais, que você pode encontrar no caminho que deixam uma mensagem/pista do que você quer que a o receptor da mensagem faça. Tá... Mas pra que eu vou usar sinais de pistas? Você pode usar, para orientar alguém a chegar até você, para mostrar o caminho para sua área de acampamento, para fazer uma recreação ou competição entre unidades no seu clube e ainda para se encontrar caso se perca do seu grupo de expedição em algum acampamento ou trilha. Bem interessante né? Então bora conhecer estes sinais!! Mas antes disso, precisamos conhecer as regras, dessa forma você poderá fazer os seus sinais de pistas da maneira correta e eficiente, seja lá onde estiverem.

  1. Os sinais são feitos à direita dos caminhos.
  2. Limpe bem a área onde será feito o sinal de pista, dessa forma ele ficará mais visível.
  3. Em época de ventos não podem ser utilizados papéis ou folhas.
  4. Os sinais não devem ser traçados a mais de um metro de altura do solo.
  5. Nos cruzamentos de estradas deve sempre ser colocado o "caminho a evitar" nas que não vão ser utilizadas.
  6. Nos lugares de movimento devem ser feitos muitos sinais.
  7. Os sinais devem ser traçados obedecendo as condições do terreno: em terrenos difíceis de 2 em 2 metros, nas rochas de 5 em 5, nas matas de 20 em 20, nos campos de 30 em 30 metros.
  8. Nos casos de interesse geral não empregar sinais convencionais limitados à patrulha, e sim os adotados geralmente.

A qui estão os sinais que são usados com mais frequência, e os mais conhecidos entre os Desbravadores e Escoteiros:    

Inicio de pista - Você pode montar este sinal, fazendo um círculo de pedras e colocar no centro dois gravetos se cruzando em forma de X. Este sinal você usa no começo da trilha de sinais de pistas.

Siga nesta direção - Existem algumas formas de montar este sinal, a mais simples delas é esta, colocando um graveto na horizontal, e dois formam a ponta da “flecha” e apontam para onde você quer direcionar a pessoa.

Saltar obstáculo - Da mesma forma que o sinal anterior, você usara gravetos para fazer este, uma seta antes de dois gravetos paralelos e uma seta depois. Este sinal é usado quando há uma árvore caída, por exemplo, ou alguma coisa que obstrua o caminho.

Volte ao local de partida - Da mesma forma que o sinal Inicio de pista, você fará um círculo de pedras e com gravetos fara uma seta, saindo do círculo.

Perigo - Utilizando três gravetos, faça um triângulo. Este sinal é utilizado, quando no caminho que se está seguindo há um perigo iminente, como um vespeiro numa árvore baixa, ou um buraco oculto entre a vegetação.

Caminho a evitar - Faça um X com dois gravetos no local onde a pessoa que está seguindo a trilha deve evitar.

Siga nesta direção 2 km - Após montar o sinal “siga nesta direção” coloque dois gravetos menores cruzando a haste da seta. Você pode colocar mais um de dois gravetos, de acordo com a distância de quem esteja seguindo a pista deve percorrer até o próximo sinal.

Acampamento nesta direção - Neste sinal você fara dois triângulos e uma seta apontando para onde a área de acampamento está. Você pode ainda incluir os gravetos cruzando a seta, para mostrar a distância que a pessoa percorrerá.

Siga nesta direção rapidamente – Neste sinal você precisará usar pedras para formar o arco, e um graveto na vertical, além disso, coloque a seta na direção que se deve seguir. Use este sinal, quando a pessoa deve passar rápido por um lugar, por exemplo, um local que seja muito exposto ao sol.

Água não potável – Para fazer este sinal você pode usar pedras pequenas para fazer o desenho das ondas ou fazê-lo riscando o chão com um graveto, lembre-se de observar o tempo! Caso chova, o desenho feito no chão provavelmente irá se apagar. Após fazer isso, coloque dois gravetos cruzados formando um X. Utilize este sinal, próximo a rios ou lagos cuja a água não seja boa para se beber.

Água potável – Da mesma forma que o sinal anterior, use pedras para fazer o sinal, em um rio ou lago, cujo a água seja boa para beber. Você pode também, deixar uma garrafa num local seguro, com este sinal ao lado, para mostrar que a pessoa pode beber a água da garrafa.

Final de pista - Este é o sinal que indica o fim da sua trilha. Usando quatro gravetos faça um jogo da velha.

Existem outros sinais de pistas que você pode explorar e estudar para colocar na sua trilha. Espero que tenham gostado do tema de hoje e nos vemos na próxima aventura!! Que tal montar sua própria trilha de sinais de pistas, conte para nós do ME Aventura como foi. Ficaremos muito felizes em saber das suas aventuras em seu clube. Até a próxima Desbravadores!!!

MARANATA!!!

Ale Lírio

Ale Lírio

Líder de Desbravadores

6° região da APS-UCB

Conselheiro do Clube Pioneiros do Vale