A tartaruga na árvoreData de publicação: 09/06/2021

A tartaruga na árvore

Tartarugas são animais intrigantes. Apesar de sua imponência e longevidade elas não conseguem subir numa árvore. Se, por acaso, algum dia você ver alguma tartaruga lá em cima, é porque alguém a colocou lá, no topo.

E onde eu quero chegar com isso? Provavelmente você já olhou para algum líder que não tinha nenhum talento ou mérito para chegar à determinada posição e mesmo assim ele estava lá, alguém o colocou. É possível que você olhe para essas situações de injustiça, desanime o trabalho no seu ministério, e queira pedir para que esse sentimento de desânimo/desmotivação não falem mais alto. Lembre-se que, pessoas não SÃO as posições de liderança, elas ESTÃO. Existe uma abissal diferença entre “ser” e “estar”. Todos os líderes, sejam bons ou maus, passarão. Até na mais cruel das ditaduras eles não são eternos e um dia serão substituídos. Essa rotatividade é parte indissociável das relações da vida. Continue fazendo seu trabalho com dedicação e esmero. Cumpra fielmente com a parte que te corresponde.

Agora olhemos essa situação por outro lado. Se você, em algum momento, é o líder que tem o poder de escolher ou direcionar as pessoas nas funções de liderança, será que você se comporta como a pessoa que coloca tartarugas em cima de árvores?

Será que você, como conselheiro, influencia seus desbravadores a eleger um capitão de unidade apenas pela amizade que tem com ele? Ou talvez você seja um diretor de clube e vote na escolha do seu coordenador regional apenas por interesses pessoais? Não importa o nível de influência, se escolher mau seus líderes ou liderados, tenha certeza que a responsabilidade sobre o mau testemunho e/ou desempenho deles será cobrado de ti.

Se você tem poder de escolha, seja técnico e justo. Penso que, comportamento e comprometimento são características mais importantes do que o saber técnico, que pode ser aprendido nos livros. Caráter não se aprende; no máximo se molda, ou vem de berço; é a essência do que somos. Se foi nomeado, honre com suas atribuições e tenha cuidado com o poder que detém nas mãos, use de sabedoria.

E para finalizar...

Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!” I Pedro 4:10
 

Pedro Paz

Pedro Paz

Líder Máster Avançado de Desbravadores

Recife/PE

Diretor do Clube Herois do Advento - APe/UNeB