A palavra convence, mas o exemplo...Data de publicação: 24/05/2021

A palavra convence, mas o exemplo...

Uma das piores coisas para a moral de uma equipe são líderes que praticam a filosofia “faça o que eu digo mas não faça o que eu faço.” Quando existem pessoas assim em posições de liderança é possível ver a perda de entusiasmo e da boa vontade entre os liderados. É como ver o ar saindo de um balão furado. 

Tem o regional que prega nas semanas de oração e não aparece em nenhum culto regular da própria Igreja, o instrutor que diz que não pode levar doces para o acampamento, mas a mochila dele está cheia de guloseimas ou até o diretor que estabelece toque de recolher nos pernoites do clube e fica acordado madrugada adentro conversando com os outros líderes. 

Em quase todos os aspectos da vida você lida com outras pessoas. Talvez você seja o CEO de uma empresa ou um conselheiro do Clube de Desbravadores. Ou você pode ser um dos funcionários da empresa e até não ter nenhum cargo de liderança no clube. Ainda assim, você inspira pessoas, porque o que você faz e como você faz é exemplo para outros. Nem sempre é possível perceber, mas os outros prestam atenção às suas palavras e ações. Podemos influenciá-los dizendo-lhes algo e até mesmo explicando a importância disso, mas saiba que haverá um impacto muito maior se você mostrar que realmente acredita fazendo você mesmo. 

No âmbito cristão, ouvimos muitas vezes que "não devemos nos espelhar nos líderes e sim em Cristo” e eu preciso te dizer que essa frase está certa e errada ao mesmo tempo. É óbvio que Jesus deve ser o nosso Norte e direcionamento, porém o líder inevitavelmente deve ser (e é) exemplo para os demais. Se você discordar já adianto que isso está escrito na Bíblia, então reclame com Deus. 

Lembrem-se dos seus líderes, que transmitiram a palavra de Deus a vocês. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé.” Hebreus 13:7. Paulo é muito claro. Os liderados imitam os líderes. Isso te assusta ou te conforta?  

… o exemplo arrasta! 

Pedro Paz

Pedro Paz

Líder Máster Avançado de Desbravadores

Recife/PE

Diretor do Clube Herois do Advento - APe/UNeB