Autoridade: conquista ou imposição?Data de publicação: 13/07/2021

Autoridade: conquista ou imposição?

Quando você pensa em autoridade, provavelmente pensa em poder ou respeito e talvez até também em algo negativo. Embora ambos sejam termos que ajudam a definir autoridade, eles não são exatamente os mesmos e não a abrangem. Poder é um termo genérico para influência e autoridade, enquanto respeito é algo que deve ser conquistado. 

Um jovem recém-nomeado para uma função de liderança no clube geralmente passa por diversas crises nos seus primeiros passos como líder. Existe uma certa tendência ao autoritarismo tóxico, que tem como objetivo impor o respeito e limites aos seus liderados, mas essa não é a melhor forma de fazer isso.

No fim das contas, o que é autoridade? Em definição, autoridade é ter o direito de fazer um determinado trabalho, ter o poder de tomar certas decisões sem referência a outros e, portanto, exercer o arbítrio com base no julgamento próprio.

Ser um líder é mais do que simplesmente ser “promovido”. Um bom líder conquista o respeito não porque esteja em uma posição de autoridade, mas por causa de suas habilidades, comunhão com Deus e a forma como se relaciona com as pessoas. No entanto, muitos líderes, especialmente os mais novos, agem de forma errada para serem respeitados.

Como então estabelecer autoridade natural ao assumir funções de liderança?

  1. Seja apaixonado pelo que faz. Mostre aos seus desbravadores que ama desempenhar suas funções no Clube e que isso não é um fardo para você.

  2. Demonstre confiança. Delegue tarefas, instigue seus liderados a fazê-las e mostre que acredita neles.

  3. Ouça com atenção as ideias que recebe de outros. Não ache que tudo que será feito deve sair exclusivamente de sua cabeça. Na multidão de conselhos há sabedoria.

  4. Parabenize as pessoas diferenciadas. E aqui não necessariamente estou falando de presentes. As palavras de afirmação fazem toda a diferença para levantar o ânimo da galera. 

  5. Envolva todos. Não crie “grupinhos” e “panelinhas”. Liderar é também sobre gerenciar pessoas com quem não tem afinidade pessoal.

Espero que tenham gostado do nosso Papo de Líder. Até a próxima!

Pedro Paz

Pedro Paz

Líder Máster Avançado de Desbravadores

Recife/PE

Diretor do Clube Herois do Advento - APe/UNeB