“Eu vos dei o exemplo”Data de publicação: 16/08/2018

“Eu vos dei o exemplo”

Na Pedagogia Waldorf, não existe estudo do conceito antes da prática. Se o professor pretende ensinar aos alunos sobre a ferrugem, cada criança colocará um prego na água e depois deixará exposto, tomando nota das mudanças até que o metal oxide. Após ver, tocar e saber como a ferrugem acontece, aí sim é hora de o professor lhes dizer o que é oxidação na teoria. Segundo os teóricos dessa modalidade de ensino, muito mais eficaz.

Podemos tirar uma boa lição disso para a nossa liderança se tivermos como lema de prática o tema dos 1º e 2º camporis da União Norte Brasileira, realizados em 1982 e 1984: Aprender Fazendo para Fazer Sabendo. Não nego a importância da teoria, mas de que serve conhecimento não praticado? Tem algum valor saber tudo sobre fogueiras e não acender ao menos uma em um acampamento para que seus liderados vejam você fazer? Se você for realizar uma atividade em que todos devem demonstrar se arrumaram a mochila de forma correta a ponto de não molhar nada, seja a primeira pessoa a atirar a mochila na água. Se na sua aula de uma especialidade de artes manuais, você não estiver sentado junto com a turma realizando o trabalho ou ajudando-os a fazer os seus, de nada serve seu conhecimento teórico.

Infelizmente existe muita liderança sem exemplo. Muita gente exercendo autoridade na base do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” e o mais deprimente nisso tudo é que são pessoas que demonstram toda a soberba de possuir determinado conhecimento. Indivíduos que se auto intitulam líderes, que se gabam do lenço e afirmam que não precisam ir a tal treinamento, pois já sabem tudo da área. Esses que sabem tudo é que deveriam estar instruindo então.

Nós temos um limite em determinadas áreas de nosso ensino, então em algum momento, inevitavelmente haverão conteúdos que se repetirão e é nessas horas, meu caro líder, que você terá a oportunidade não só de praticar, mas de instruir por meio da prática, forma mais eficaz do que qualquer exposição de conceitos. Mas se você se recusa a tarefas que já fez, alegando já saber tudo sobre isso, é melhor repensar se realmente deveria estar ali.

Vamos repetir a regra áurea?

Faça aos outros o que queres que te façam.

Agora vou parafraseá-la: mostre para os outros o que você quer que eles façam. Há muito tempo, um líder se ajoelhou para lavar os pés de seus liderados e mostrou na prática o nosso verdadeiro papel de servir e finalizou a lição dizendo “eu vos dei o exemplo, para que como eu fiz, vocês façam também” (João 13:15), e você, se considera maior do que Ele?

 
Pablo Rios

Pablo Rios

Líder Máster Avançado de Desbravadores

São José do Jacuípe/BA

Coordenador Regional | MBN /ULB