Raiz x NutellaData de publicação: 08/09/2020

Raiz x Nutella

Entre os melhores memes da internet, sem dúvida o duelo entre as gerações raiz e nutella ocupa lugar de destaque, nos rendendo boas risadas e diálogos acalorados. A nação do lenço não podia ficar de fora dessa. Foram muitos sobre nossas rotinas de reuniões e acampamentos, mas eu não vim aqui para falar sobre modas e trending topics das redes sociais e sim sobre um dos lados desse embate.

Cresci vendo, ouvindo e vivendo as rotinas dos treinamentos para desbravadores em diversos níveis e em todos esses anos surgiram e desapareceram os lendários líderes que eram e são capazes de tudo. Aqueles caras que contam suas experiências para os mais novos – ou mais fáceis de impressionar – narrando como faziam coisas mirabolantes no seu tempo. Muitos ostentam aquelas velhas narrativas de que armaram uma barraca em um ou três minutos, acenderam fogueira com um palito só e com lenha molhada. São os famosos desbravadores autointitulados raiz. Todas essas coisas que eles dizem que faziam significam algo:

Nada!

Nada que os coloque acima de ninguém, pois geralmente são eles mesmos que se dizem tudo isso, mas nada disso é TUDO isso. Pra começo de conversa, ninguém consegue armar a barraca sozinho em um minuto, a não ser aquela do Gugu que bastava jogar para cima. Até tirar a barraca e todo o seu material de dentro da sacola já estourou esse tempo. Para que uma barraca esteja devidamente armada em três a cinco minutos, é necessária uma boa quantidade de pessoas organizadas e previamente instruídas sobre o que devem fazer. Um verdadeiro Pit Stop. Outra coisa: madeira molhada não acende. Talvez você esteja aí dizendo a si mesmo que já acendeu. Amiguinho de lenço, o que você conseguiu foi secar a madeira na sua tentativa e aí conseguiu.

E acender a fogueira com um palito só? Grande coisa. Qualquer um faz isso com as iscas corretas, sem o vento forte que geralmente apaga os fósforos e sem os que se acham raiz gritando no ouvido. Isso é requisito de Amigo da Natureza, classe para crianças de 10 anos e ainda que eu ou outras pessoas falhem em algumas tentativas, isso não nos diminui como também não faz de ninguém um Rambo. Pode parar de estufar o peito, por favor.

Em nossas aulas de acampamento, ensinamos técnicas de acender fogueira sem combustíveis fósseis, mas isso não significa que você deve passar o restante de suas atividades sem utilizá-los. A técnica irá servir para uma necessidade e não para aquele outro acampamento em que você não será necessariamente avaliado nisso e está precisando de um fogo para preparar a comida. Ensinamos a fazer o nó volta do fiel diretamente na madeira, mas se você estiver numa situação em que precise usar o nó às pressas, é claro que poderá fazer as laçadas antes de colocar a corda na madeira e isso não significa que o nó estará errado.

Fato curioso é que o lado raiz geralmente é autointitulado e costuma usar os pretensos conhecimentos para se sobressair aos menos habilidosos ou experientes, como se isso fosse algum fator relevante em nosso ministério. É comum observarmos também aqueles que se creditam como verdadeiros Indiana Jones do auto de seus dois anos de clube e já se consideram veteranos velhos de guerra, gabaritados para usar a velha frase: “no meu tempo era desse jeito”. Como diz minha mãe: “Nem é gato e já quer ser pintado”.

Para que eu me faça entender, vou usar a linguagem do título desse texto. Raiz de verdade é o desbravador que cumpre fielmente a parte que lhe corresponde, faz suas atividades, classes e especialidades e vai aonde Deus mandar (e que logicamente segue todos os ideais) para seu crescimento como ser humano, para a grandeza do clube e para a honra e glória de Deus. Esses que se gabam do que dizem saber e tentam se destacar arrotando vaidade é que na verdade são os Nutella. E digo mais: Nutella Light, sem glúten e zero lactose.

Pablo Rios

Pablo Rios

Líder Máster Avançado de Desbravadores

São José do Jacuípe/BA

Conselheiro no Clube Arautos da Fé ABN/ULB