É hora de agir!Data de publicação: 24/06/2021

É hora de agir!

Certamente estarei com você, disse o Senhor.” Juízes 6:16

Você já sentiu medo? Talvez de altura, escuro, lugares fechados, ou quem sabe de algum animal específico. Muitos destes já foram estudados e classificados, mas existem alguns que são extremamente curiosos e que talvez nunca tenha ouvido falar: existe a Turofobia, que é o pavor de queijo; temos também a Xantofobia, sendo o medo da cor amarela; a Globofobia, que é o medo do barulho causado por bexigas e balões de festa; a Hipopotomonstrosesquipedaliofobia que, ironicamente, é a fobia de palavras grandes; e muitas outras.

Muitas vezes paralisamos e não sabemos como agir quando precisamos enfrentar algum de nossos medos. No capítulo 6 do livro de Juízes, encontramos uma história de vitória mesmo em meio a tempos difíceis, e dele vamos extrair uma importante lição que, eu espero, fará a diferença em sua vida.

Os israelitas estavam passando por um período muito difícil: durante sete anos seguidos sofreram com as constantes invasões de povos inimigos que roubavam suas colheitas, levavam os animais e destruíam toda a plantação restante, não deixando nada para que Israel pudesse se alimentar ou voltar a produzir. Foram tão devastados que chegaram a mais absoluta pobreza (Juízes 6:3-6). O pavor que tinham dos inimigos cruéis era tão grande, que passaram a construir covas e cavernas nas montanhas como meio de se esconder.

E é nesse contexto de medo, insegurança e dificuldade que encontramos Gideão: um homem valoroso, valente e fiel a Deus. O anjo do Senhor aparece para ele com uma mensagem de ânimo, esperança, além de convocá-lo para a missão de livrar os israelitas dos povos inimigos e colocar um ponto final em todo aquele sofrimento.

Mas o ponto que eu gostaria de tratar com você é a atitude de Gideão frente a todo esse contexto. No momento em que o anjo aparece, a Bíblia relata que ele estava “malhando o trigo no lagar” (Juízes 6:11); isso quer dizer que estava trabalhando com o trigo escondido no local que normalmente era usado para prensar uvas, de modo que os seus inimigos não o descobrissem e destruíssem todo o alimento que tinha conseguido.

E aqui fica uma grande lição para todos nós: independente do medo que sentia, ou por mais difícil que o problema parecesse, Gideão não parou.

Talvez na sua cabeça possa ter passado a seguinte ideia: “Nossa, que medroso!  Malhando o trigo escondido dos inimigos”, mas, na verdade, ele estava demonstrando toda sua coragem e inovação. Ao invés de cavar uma cova e se esconder nas montanhas, como o restante do povo fez, Gideão decidiu agir, dar o seu melhor, criar novas técnicas, inovar – sem parar ou retroceder.

Os dias não tem sido fáceis, eu sei, e também não quero aqui “romantizar” o momento que temos passado, mas lembre-se que o Deus que estava com Gideão naquele momento de insegurança e extrema dificuldade, é o mesmo que está aí do seu lado neste exato minuto segurando sua mão, renovando as esperanças e te convocando para a missão de salvar, tantos quanto possível, das armadilhas do pecado.

Mais do que nunca é hora de inovar, usar a criatividade, criar novos métodos! Não deixe que o medo ou as incertezas te paralisem. Que o exemplo de Gideão sirva como inspiração e um novo fôlego.

O Senhor está com você, guerreiro corajoso!”. Juízes 6:12

Tire um tempo só pra você e Deus... Até a próxima!

Tiago Mariano

Tiago Mariano

Líder de Desbravadores

Fernandópolis /SP

Diretor do Clube Leão do Bosque APO/UCB