Em quem acreditar?Data de publicação: 04/08/2020

Em quem acreditar?

O que as pessoas falam sobre você? Saberia dizer? Todos os que te conhecem em algum momento falam sobre você, em grande parte só trivialidades, nada de importante, mas algumas vezes são opiniões fortes. Às vezes é algo positivo, outras vezes não. Muitas vezes falam pelas suas costas e apenas de vez em quando falam na sua frente, para que você saiba.

Antes de mais nada, quero deixar claro que neste texto não vou mencionar os perigos e enganos de falar sobre outras pessoas, quero focar em você, que é o alvo das palavras. É fato que, de alguma forma, essas palavras vão te alcançar e a questão mais importante é o que você fará com essa informação. Você aceita, acredita e apoia? Questiona ou não liga? Talvez você não goste e parta pra briga verbal e/ou física. Talvez você apenas guarde para si e nunca comente nada com ninguém. O quanto isso realmente influencia suas atitudes, seus pensamentos e sua motivação?

Um aspecto a se considerar é se essas palavras são realmente verdadeiras. Alguns poderiam argumentar que, se são verdadeiras, merecem ser ouvidas, mesmo que machuquem, mas se não são verdadeiras, não importa o que dizem, não devem ser levadas a sério. Esse pensamento por si só já ajuda muitas pessoas, mas tem gente que não consegue lidar bem com estas situações.

Você já deve ter percebido que estou falando sobre autoestima. Na minha opinião, é uma das avaliações mais importantes que fazemos, se não for A MAIS importante de todas, pois o conceito que você tem de si mesmo é tão fundamental que será o responsável por definir a maneira como você vê todas as outras pessoas, vai até ajudar a definir quem você escolhe para ser seu amigo, namorado ou mesmo cônjuge. Vai definir sua visão de mundo. Lembra do que Jesus disse que devemos fazer, sobre amar o próximo como a nós mesmos? Pois bem, se não conseguimos nem nos amar, como vamos fazer alguma coisa boa para o próximo?

Gosto do devocional escrito pelo Pr. José Venefrides na Meditação Jovem deste ano de 2020, “Inegociável”. No texto do dia 9 de maio, ele menciona algumas considerações que quero compartilhar com você:

- “Não acredite em tudo o que seus admiradores dizem a seu respeito”. Realmente ouvir só palavras bonitas pode me dar uma falsa sensação de que eu sou “o cara” e de que está tudo certo. As pessoas que gostam de nós às vezes exageram nos elogios. É preciso saber que tenho limitações também, que não sou superior a ninguém.

- “Não acredite em tudo o que seus críticos dizem a seu respeito”. Se quem me ama exagera nos elogios, é lógico que quem não gosta de mim vai exagerar nas críticas. Não se molde conforme a maldade dos maus, especialmente porque eles não te conhecem direito e são cheios de preconceitos.

- “Acredite em tudo o que Deus diz a seu respeito”. Agora sim, sabemos em quem podemos acreditar 100%. Deus é o único que realmente te conhece, sabe o que é melhor para você e tem a opinião verdadeiramente sincera, honesta e real sobre quem você é. Preste muita atenção a tudo o que Ele diz a seu respeito.

Mas vamos falar sobre colocar essa sabedoria em prática. Na próxima vez em que ouvir algum elogio ou crítica, como você vai reagir? E, para finalizar, já descobriu como você consegue saber a opinião de Deus a seu respeito?

Maranata!

Vinícius Kümpel

Vinícius Kümpel

Líder Máster Avançado de Desbravadores

Maringá/PR

Regional ANP/USB