O Plano de Deus é MaiorData de publicação: 07/06/2020

O Plano de Deus é Maior

Preciso confessar: fiquei muito chateado com essa quarentena causada pelo coronavírus e a COVID-19. Muito mesmo. Não tanto por ser obrigado a ficar em casa, já que grande parte do meu trabalho já era feito em Home Office, embora tenha diminuído consideravelmente. Mas porque muitos planos foram arruinados ou atrasados, incluindo duas viagens internacionais das quais eu nutria grandes expectativas (sou louco por viagens), um campori cancelado e outro, no ano que vem, ainda sofre perigo de ser adiado. Eu também amo campori! 

Estava prestes a gravar o clipe de uma música com o coral infanto-juvenil da minha igreja e pela primeira vez eu iria gravar num estúdio. A emoção era grande e eu já contava os dias. Outros planos menores também foram alterados. Meu 2020 foi inteiramente virado de pernas pro ar...

Como tem sido com você? O que mudou com essa pandemia? A perda do emprego? As mudanças na escola? A saudade dos parentes e amigos? Não poder abraçar quem você ama? A própria doença causada por esse vírus?

Alguns anos depois que Jesus morreu, ressuscitou e foi para o Céu, o recém convertido Paulo começou a fazer um trabalho fantástico por vários países ao redor de Israel. Em sua 2ª viagem missionária, Paulo e seus companheiros tinham o objetivo de ir para algumas regiões da Ásia pregar, mas vemos um relato um tanto intrigante em Atos 16:6 e 7. Veja que, por duas vezes, o Espírito Santo os impediu de ir pregar na Ásia.

Como assim? Paulo não deveria ser o “apóstolo dos gentios”? Ele não tinha a missão de levar o evangelho aos povos? Por que o próprio Espírito Santo teria impedido seus ministros de pregar? Todos os planos de Paulo, Silas, Timóteo e outras pessoas que os acompanhavam foram frustrados. Depois de ter os meus planos para este ano desfeitos tão abruptamente, posso imaginar como os missionários devem ter se sentido, ainda mais sabendo claramente que foi Deus quem frustrou seus planos. Não parece injusto e contraditório?

Ainda bem que a Bíblia não nos deixa sem as respostas para as perguntas que ela mesma nos apresenta. Apenas dois versos após, vemos que Deus mandou um recado para Paulo dizendo que ele deveria ir para a Macedônia, no lado oposto ao que eles pretendiam no plano original. No restante do livro de Atos você pode observar como Paulo e seus companheiros levam o evangelho para a Europa e quão intenso e eficaz foi esse trabalho, com a formação de várias igrejas em cidades com características bem diferentes até chegar a Roma, a capital do império que dominava o mundo na época.

Outras perguntas me vem à mente agora. O que será que teria acontecido se o apóstolo tivesse insistido em seu plano de ir para a Ásia? Uma vez que no Novo Testamento, muitos livros são cartas que Paulo escreveu às igrejas na Europa, como será que veríamos essa parte da Bíblia? Como teria sido a pregação do evangelho na Europa? E, considerando que as Américas foram colonizadas por europeus e não por asiáticos, será que ainda veríamos o cristianismo da maneira como conhecemos hoje?

Tenho certeza de que Deus enviaria missionários à Europa de qualquer maneira, talvez o mesmo apóstolo Paulo. Mas uma coisa é certa: o plano de Deus seria atrasado, talvez vários anos. É possível que a maneira como a mensagem foi recebida e espalhada viesse a ser bem diferente.

Eu conheço o futuro da história de Paulo. Está escrito na Bíblia. Mas não conheço o futuro da minha história. Você também não sabe o rumo da sua. Além de Deus, ninguém conhece. Mas Deus mudou os planos de Paulo, fechando uma porta na Ásia e abrindo um grande portão na Europa. Podemos ter a certeza de que se Ele permitiu que uma porta se fechasse na minha e na sua vida por causa desta crise ou de qualquer outra, foi para lhe escancarar um portão e criar uma nova oportunidade.

Em Provérbios 16:1, entendemos que, apesar dos nossos planos, a resposta certa, a melhor resposta e os melhores planos sempre vem do Senhor. Não tenha medo quanto ao seu futuro e não se sinta frustrado e desanimado por causa dos planos desfeitos. Aguarde e veja como Deus está cuidando da sua vida!

Maranata!!!

Vinícius Kümpel

Vinícius Kümpel

Líder Máster Avançado de Desbravadores

Maringá/PR

Regional ANP/USB