O São Bernardo DesbravadorData de publicação: 24/04/2018

O São Bernardo Desbravador

O São Bernardo surgiu com o cruzamento de outras raças de cães desde os antigos molossos romanos que foram trazidos para a região dos Alpes entre a Itália e a Suíça para servir como cães de guarda. Com o tempo, os monges do mosteiro de São Bernardo desenvolveram essa raça para aproveitar suas características de animal forte, resistente, robusto, muito dócil, com um excelente olfato e uma pelagem que os protegia do frio e da neve, já que o local era num ponto muito alto dos alpes.

Lá por 1660, eles começaram a ser treinados e utilizados em missões de resgate e tiveram grande sucesso, ficando famosos por tantos salvamentos. Muitas pessoas se perdiam durante a travessia das montanhas ou ficavam soterradas em avalanches e os cães eram especialmente treinados para encontrar essas pessoas, cavar a neve ao redor e até se deitar sobre elas para aquecê-las. Algumas vezes eles partiam em grupos de 4 animais e enquanto dois se deitavam ao lado da vítima, outro lambia a face para reanimar a pessoa e o quarto voltava ao monastério para buscar ajuda. Alguns relatam que foram os cães São Bernardo que garantiram que um exército de 40 mil homens de Napoleão atravessasse os Alpes sem nenhuma baixa.

O mais famoso sem dúvida foi Barry, que viveu entre 1800 e 1814 e em sua vida resgatou mais de 40 pessoas, incluindo um menino perdido. Ele se deitou sobre o menino para aquecê-lo e depois o menino montou nas costas de Barry até chegar em segurança no mosteiro.

Fiquei pensando nos versos de II Coríntios 5:17 e na parábola da videira (João 15:1-7) onde aprendemos que quando conhecemos a Cristo e deixamos que Ele tome conta da nossa vida, somos transformados e além de permanecermos ligados a Jesus, ainda temos o privilégio de produzir frutos para Ele.

São Bernardo foi “transformado” de um feroz cão de guarda para um dócil e eficiente animal de salvamento, e com isso pode salvar muitas pessoas. Jesus pode mudar nossa natureza, e nós que antes gostávamos de fazer tudo o que era errado, passamos a gostar mais de seguir a vontade de Deus e assim ajudamos muitas pessoas ao nosso redor.

A vida de um desbravador é dessa maneira, como um São Bernardo, e assim também pode ser com você.

Maranata!!!

Vinícius Kümpel

Vinícius Kümpel

Líder Máster Avançado

Maringá/PR

Regional na Associação Norte Paranaense - USB