O Deus das PromessasData de publicação: 01/06/2021

O Deus das Promessas

Ah, as promessas de Deus!

Salvação, vida eterna, dar paz ao aflito, renovar o coração, suprir e cuidar das nossas necessidades, um novo Céu e uma nova Terra, alívio ao cansado, grandes sonhos para cada um de nós e tantas outras que não dá nem pra aqui enumerar. Quão especiais são e quanta força elas nos dão para enfrentar as lutas e desafios do dia a dia. Só de listar algumas para este texto já me veio uma paz tão grande, uma alegria que não sei nem explicar.

E não é só isso! Lá em 2 Samuel 22:31 lemos que “O caminho de Deus é perfeito: as promessas do SENHOR sempre se cumprem”, ou seja, se Ele prometeu, confie, tudo vai se cumprir – e muito melhor do que consegue imaginar. Mas hoje, quero lhe convidar a refletir sobre algo mais profundo comigo, ou melhor, sobre Alguém: o Deus de todas essas promessas.

Lendo o livro “Os Escolhidos” de Ellen G. White, deparei-me com um capítulo que trata da história de Jacó e Esaú, e o momento em que o irmão mais velho “vende” a benção da primogenitura para o mais novo por um prato bem gostoso de lentilhas.

Talvez a história você já conheça, mas vou falar sobre algo que chamou minha atenção.

Jacó, o mais novo, tinha o desejo de receber as bênçãos que o primogênito tinha direito. Não eram as posses e riquezas de seu pai que faziam seus olhos brilhar, ele queria as honras e os privilégios espirituais que vinham junto: ter comunhão com Deus como Abraão, oferecer sacrifícios pelo pecado, ser da descendência de onde viria Jesus, e várias outras.  Conquistar essa benção, inclusive, se tornou o foco da vida dele!

Apesar disso, Jacó ainda não tinha um relacionamento pessoal com o Deus das promessas. Ele fazia, e fez, de tudo para conquistar a benção, mas não conhecia de fato Aquele que havia prometido tudo aquilo. Seu foco havia se tornado promessa, e não o Deus da promessa!

Foi esse pensamento que ficou ecoando na minha mente por vários e vários dias: será que tenho buscado somente as bênçãos e deixado Deus de lado? Meu relacionamento com Ele é somente com base no que posso receber ou por que quero estar mais perto dAquele que me criou?

A verdade, é que na maioria das vezes, nosso coração não está “em quem”, mas sim “no que”. 

As promessas são reais e estão se cumprindo todos os dias na sua vida, mas sem Jesus nada disso fará sentido, pois Ele é a essência de cada uma delas. Assim como Jacó teve o coração transformado e conheceu Jesus bem de pertinho, você também pode! Reajuste o seu foco, invista tempo de qualidade para conhecê-Lo melhor, ouça o que Ele tem a lhe dizer.

Pois muito melhor do que a promessa é o Deus que prometeu!

Tire um momento só para Você e Deus. Até a próxima!

Tiago Mariano

Tiago Mariano

Líder de Desbravadores

Fernandópolis /SP

Diretor do Clube Leão do Bosque APO/UCB