Que tipo de líder você é?Data de publicação: 08/09/2020

Que tipo de líder você é?

“vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus” (Mateus 19:22-24).

No dia 13 de Janeiro de 2012, muitas pessoas estavam em um passeio memorável. Era um dos melhores navios do mundo em um passeio belíssimo pelo Mar Mediterrâneo. Porém, os passageiros do navio sentiram no meio da noite uma forte batida em um momento que segundo os passageiros estavam em uma festa tocando inclusive a música do famoso filme TITANIC no momento da batida. Em seguida, os passageiros escutam a tranquila voz do comandante pelos autofalantes dizendo que era nada demais e todos poderiam continuar a fazer as suas atividades normais, porém não esperavam que na verdade aquilo tinha sido um grande acidente.

Os danos no casco do Costa Concórdia eram irreversíveis. Tudo isso aconteceu pelo simples fato do comandante ter desobedecido a regra de se aproximar demais da costa para fazer propaganda do navio aos turistas na praia e esconder por um longo período o acidente, seguindo a viagem como se nada tivesse acontecido. Porém os danos do navio aumentavam consideravelmente e o comandante, aquele que deveria prezar pela salvação dos passageiros e tripulantes, abandonou imediatamente a embarcação à deriva no meio da madrugada, deixando para trás dezenas de pessoas que nas próximas horas nunca mais sairiam vivos daquele navio.

No verso bíblico de hoje vemos a história do jovem rico que se retirou triste de perto de Jesus por não ter coragem de abandonar os seus bens materiais. Alguns teóricos bíblicos buscam minimizar o efeito da força do verso bíblico de hoje, com a possibilidade de ter tido uma confusão na tradução das palavras camelo (kámelos) e o cabo de um navio (kámilos) ou até se referindo uma porta lateral dos muros de Jerusalém que eram chamadas na época, na Síria, de "agulha". Independente de qual seja a interpretação, Jesus estava dando uma lição aos discípulos e a nós que precisamos estar sempre atentos, com olhar a Cristo e não aos bens materiais.

E você querido líder? Que tipo de líder você é na estrada da condução das suas crianças rumo a Cidade Santa? Será que você é como o velho capitão que se preocupava mais com os detalhes ao redor do clube e com o “que os outros vão pensar” ou você está realmente preocupado com a salvação dos seus aventureiros e desbravadores? A missão do nosso clube é “Salvar do pecado e guiar no serviço” e por isso não podemos ser líderes que deixaremos os nossos liderados se afogarem no mar de pecado. Cristo te convidou para liderar o seu povo e com certeza ele vai dar sabedoria e ajudar aqueles que estiverem empenhados nessa missão. Que tal você orar a Cristo agora pedindo essa sabedoria?

Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

Líder de Aventureiros e Desbravadores

Rio de Janeiro/RJ

Regional ARS/USeB