Você tem motivos para ser felizData de publicação: 19/04/2017

Você tem motivos para ser feliz

Bem aventurado é o mesmo que ser feliz. Você sabe qual é o conceito de felicidade que Jesus ensinou a seus discípulos? Já ouviu falar das Bem-aventuranças? Elas fazem parte do mais famoso sermão de Cristo, o conhecido sermão da montanha. Um sermão famoso por estar praticamente completo na Bíblia (capítulos 5 a 7 do evangelho de Mateus) e por trazer uma “nova doutrina” ao povo de Israel, criando polêmicas e rompendo paradigmas, enfrentando diretamente a tradição da época. Não é à toa que Ellen White escreveu um livro só a respeito desse sermão e o chamou “O Maior Discurso de Cristo”.

É bem verdade que não tinha nada de novo naquela doutrina, mas os judeus haviam se desviado tanto das instruções originais de Deus que precisavam ser colocados novamente nos trilhos. Jesus então corrige, explica como as coisas estavam sendo feitas e como deveriam ter sido feitas desde o início. Fala sobre sua própria missão na terra, sobre evangelismo, os mandamentos, vingança, amor, justiça, o reino de Deus, os dois caminhos e ensina a orar corretamente.

Porém, para começar o sermão, Jesus fala sobre uma das maiores, se não a maior procura do homem: a felicidade. É importante salientar que Cristo ensina que a maior e verdadeira felicidade não é obtida aqui neste mundo corrompido pelo pecado, mas sim na vida eterna, onde não haverá dor nem tristeza para nublar nossa felicidade e atrapalhar nosso contato com o Criador.

Naquela multidão que ouvia o Mestre dos mestres, havia todo tipo de pessoas de vários povos e classes sociais. Porém, um sentimento era geral, o povo esperava encontrar em Jesus um líder que os dessem mais poder que o Império Romano. Queriam possuir a glória de um império mundial, os tesouros e posses daqueles que os dominavam, pretendiam ser ricos, honrados e ainda mais orgulhosos do que já eram. Achavam que só assim seriam felizes e realizados.

No último verso das bem-aventuranças, Jesus nos mostra como e por que teremos um sentimento ainda maior que a felicidade: “Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus” (Mateus 5:12). Meu caro amigo, você tem motivos para ser feliz em Cristo!

Vinícius Kümpel

Vinícius Kümpel

Líder Máster Avançado

Maringá/PR

Regional na Associação Norte Paranaense - USB